Monday, June 4, 2007

Umas cabeças...!

Milagres! Andam a acontecer milagres nas estradas portuguesas!!!
Efectivamente, segundo um estudo divulgado ontem pela Estradas de Portugal e pelo nosso bem conhecido humorista.... perdão, ministro das Obras Públicas Mário Lino (o tal do deserto, do cancrozito e outras pérolas), o número de vítimas mortais baixou 300% entre 1995 e 2006.

TREZENTOS POR CENTO!!!???

Como se registaram 271 vítimas por milhão de habitantes em 1995, contas feitas isto quer dizer que em 2006 temos -542 vítimas... (SIM, com sinal negativo!?)
Das duas uma: agora nos acidentes automóvel ressuscitam-se pessoas, ou então andam a nascer crianças nas ambulâncias (talvez o fecho de maternidades em catadupa tenha alguma coisa a ver com isto...)

Não é preciso ter um curso superior para perceber que para um número absoluto positivo a queda nunca poderia ser superior a 100%! Tenho a impressão que até as belas daquele concurso da TVI eram capazes de lá chegar (?).
Mas o mais grave disto tudo é que nem o nosso benemérito Mário Lino (que até é um 'inginheiro' inscrito na Ordem e tudo, ao contrário de uns e outros), nem os inúmeros jornalistas que publicaram esta notícia deram por isso!
É impressionante como ninguém achou que 300% era um número estranho. Aparentemente, bastaria pensar um bocadinho...?

Agora mais a sério, a notícia é óptima do ponto de vista humano. Esperemos que a queda deste rácio não pare. A notícia só pode ser positiva quando atingirmos a marca ZERO, pois apenas 1 morte já é demasiada!
Já agora, a conta feita como deve ser é SESSENTA E SEIS POR CENTO!

No comments: